Vigilância Sanitária de Araquari intensifica fiscalização; vistorias noturnas fazem parte das ações

De 13 a 19 de julho, as equipes realizaram 111 fiscalizações nos bairros Itinga, Porto Grande, Rainha, Itapocu e Barra do Itapocu

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Vigilância Sanitária de Araquari, órgão diretamente ligado a Secretaria Municipal de Saúde, fiscaliza se os estabelecimentos estão cumprindo as normas sanitárias de prevenção da doença.

Entretanto, com o aumento no número de contaminados pela Covid-19 na cidade, o órgão intensificou os trabalhos no período noturno e aos finais de semana. De 13 a 19 de julho, as equipes realizaram 111 fiscalizações nos bairros Itinga, Porto Grande, Rainha, Itapocu e Barra do Itapocu. Desses, duas quadras de futebol foram interditadas e sete locais foram notificados, entre eles bares, academias e postos de combustíveis.

De acordo com Viviane Tonon, diretora da Vigilância em Saúde de Araquari, as fiscalizações noturnas e aos finais de semana devem continuar enquanto a situação do município for considerada gravíssima para contaminação do coronavírus. Nesta primeira semana, as fiscalizações tiveram o objetivo de orientar e conscientizar comerciantes e trabalhadores sobre a importância das medidas de prevenção. 

Entre as irregularidades mais frequentes estão: não utilização de máscaras de proteção por parte dos trabalhadores do serviço, aglomerações sem respeitar o distanciamento mínimo previsto, álcool não apropriado para a higienização das mãos, ausência de luvas para serviços de buffet, talheres não embalados individualmente e não limitação das mesas para quatro cadeiras.

Punição mais rígida

A partir dessas fiscalizações, a Prefeitura de Araquari determinou punições mais rígidas aos locais que descumprirem as regras sanitárias. O novo decreto municipal, publicado nesta segunda-feira, dia 20, estipula que os locais interditados ficarão fechados por sete dias. E em caso de nova interdição, serão mais sete dias, por exemplo, na segunda interdição serão 14 dias.

Clique aqui e baixe o decreto com as alterações.

Confira aqui as principais mudanças.

Fiscalização em números

  • 13 a 19 de julho
  • Serviços de alimentação: 48
  • Supermercados/mercados: 6
  • Bares/tabacarias: 21
  • Conveniências de postos de combustíveis: 3
  • Barbearias e salões de beleza: 3
  • Lojas e comércio geral: 3
  • Quadras de futebol: 2
  • Casa de eventos: 1
  • Drogarias: 1

Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria, pelo 156, ou na Central Covid-19, no 3447-7714.

Fonte/Prefeitura de Araquari

Edição/Herison Schorr