São Francisco do Sul celebra 519 anos de descobrimento

Nesta quinta-feira (5), é comemorado os 519 anos do descobrimento de São Francisco do Sul. Nesta mesma data, há pouco mais cinco séculos, desembarcava na ilha o francês Binot Paulmier de Gonneville. Desde então, São Francisco do Sul passou pelas categorias de povoado, paróquia, vila, até que foi denominado município.

Um olhar ao passado

Sob o comando de Binot, os franceses foram os primeiros europeus a aportarem nas praias da ilha, pouco depois da chegada de Cabral ao Brasil. A expedição permaneceu até 3 de julho do mesmo ano.

Chegada dos navegadores franceses. Imagem: Internet

No regresso ao Velho Continente, o navegador francês levou consigo o filho do cacique dos Carijós, mediante a promessa de educá-lo no manejo das armas e fazê-lo voltar à terra natal após 20 luas, época em que se daria o retorno da expedição.

Navegador francês Binot Palmier de Gonneville. Foto: Internet

Sabe-se, entretanto, que o nobre navegador francês viu-se impossibilitado de cumprir a palavra ao cacique Arosca, o que não impediu de dar ao índio “Iça-Mirim” uma educação à altura da casa que o hospedava na França. Em 1521, com 31 anos de idade, o jovem casou com Susane, filha de Binot Palmeir de Gonneville, tornando-se, desta forma, integrante de uma nobre família franco-carijó.

Alguns anos depois, os espanhóis fundaram uma povoação na ilha, no mesmo local antes visitado pelos franceses. Durou apenas dois anos (1553 a 1555) a permanência da comunidade na região.