O encontro buscou informar sobre o diagnóstico, patologias correlatas e políticas públicas de inclusão escolar.
O Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, responsável pela Promotoria de Justiça da Comarca de Garuva, participou, nesta sexta-feira (19/5), no salão da Igreja Matriz da cidade, do seminário “Conhecer para incluir”, que trata sobre o transtorno do espectro autista (TEA), promovido pela Assembleia Legislativa (ALESC).
O evento oportunizou a discussão de temas que envolvem o autismo na sociedade, principalmente a conscientização, o diagnóstico, o envolvimento da família e a inclusão.
Para o Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, “a pauta é muito importante para o Ministério Público de Santa Catarina e não seria diferente para a Promotoria de Justiça de Garuva. Coloquei nossa estrutura à disposição de todos que estavam presentes para evoluirmos juntos. O que foi discutido aqui hoje tem que ser compartilhado com todos e estamos abertos para ajudar a implementar as soluções debatidas”.
O autismo, segundo a Fundação Catarinense de Educação Especial, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na comunicação social e no desenvolvimento, possuindo graduações (níveis 1, 2 e 3) de acordo com as características apresentadas pelo indivíduo.
O Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALESC, reforçou que “o intuito desta ação é fomentar o conhecimento sobre o autismo para enfrentar o preconceito e garantir a inclusão. O diagnóstico precoce, as condutas terapêuticas adequadas e ações de inclusão social e educacional são fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida da pessoa com o transtorno”.
O transtorno pode ser identificado ainda na infância, e os pais são orientados a procurarem a unidade básica de saúde do município caso percebam algum sinal do TEA em seus filhos.
O seminário contou, ainda, com a palestra do psicólogo José Raymundo Facion, especialista em Psiquiatria infantil e Neuropediatria, e da psicóloga Silvania da Silva, com a palestra “Nos bastidores do autismo: a vida de quem importa”, e com o coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, David Crispin, que abordou o tema “Inclusão social e quebra de paradigmas”.
Representaram a ALESC os Deputados Estaduais Mauro de Nadal e Vicente Caropreso, além de diversas autoridades municipais.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC – Correspondente regional em Joinville