Outubro termina com chuva e temporais localizados com granizo, devido à formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical na costa Sul do Brasil, segundo o sistema de monitoramento da Epagri/Ciram. No Extremo Oeste e Oeste, os totais de chuva ficam mais elevados. Na sequencia, uma massa de ar frio de origem polar avança em SC, intensa para a época do ano, declinado de forma acentuada as temperaturas já no último dia do mês.

De acordo com a previsão da Epagri, tudo indica que o frio chega e ainda terá umidade em SC, nos dias 31 e primeiro de novembro, por isso, não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve no Planalto Sul.
Frio e neve em pleno mês de novembro?
Essa é uma condição atípica e não há registro histórico de neve na região Serrana nessa época, aponta a Epagri. “Como a previsibilidade dos modelos de previsão do tempo são menores para um período tão prolongado, diminuindo sua confiabilidade, acompanhe diariamente a previsão da Epagri/Ciram, que estaremos monitorando a intensidade do frio e a possibilidade de ocorrência de neve”, destacou a entidade de monitoramento.
Nos dias 2 e 3 de novembro, o ar mais frio e seco deixa o tempo estável em SC, com temperatura próxima de 0°C e negativa e condição para formação de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto. Na estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5ºC (negativos) em 05/11/1992. Considerando toda a série histórica, desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município no referido mês.
Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Campo Alegre e região!