Morte por suspeita de dengue põe Porto União em alerta

O Diretório de Vigilância Epidemiológica de Santa Catararina (Dive/SC) divulgou em seu boletim, publicado no dia 25 de março, a suspeita de uma morte por dengue em Porto União. Segundo o documento, a vítima é um homem de 45 anos que morreu no dia 28 de março. Não houve menção se o morador possuía comorbidades, e a confirmação, ou não, da morte pela doença será divulgada nos próximos dias.

Espaço publicitário

Ainda de acordo com a Dive, foram encontrados, até o momento, 112 focos do mosquito transmissor da doença em Porto União que é classificado pelo diretório como infestado pelo Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) assim como o vizinho Irineópolis e mais 143 municípios catarinenses. Mesmo com a suspeita de morte pela doença, segundo o boletim da Dive, não há casos de dengue confirmado no município.

Ações do governo

Os municípios catarinenses contam agora com mais um reforço no combate à dengue. Foi publicada nessa quarta-feira, 29, a portaria que trata do custeio para ações de atenção à saúde destinada ao enfrentamento dos casos de dengue nos municípios catarinenses. O valor total que o Governo de SC vai disponibilizar é de R$ 10 milhões.

“Esse incentivo financeiro vai fortalecer as ações de assistência e ajudar na organização da rede municipal. Vai ser possível, por exemplo, ampliar o horário de atendimento nas unidades básicas de saúde, inclusive com abertura dos postos nos finais de semana e feriados”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

32
Mosquito transmissor da dengue. Foto/Governo de SC

Para ter acesso aos recursos, os municípios precisam atender os seguintes requisitos:

– ser considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti conforme as definições da Estratégia Operacional para prevenção e controle da dengue;
– ter uma taxa de incidência de dengue, neste ano, igual ou maior do que 50 casos por cem mil habitantes;
– ter um decreto municipal vigente promulgando emergência em saúde pública por conta do aumento dos casos de dengue;
– ter instituído um Centro de Operações em Emergências em Saúde (COE) municipal.

Dengue

Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos.

”Todos os casos de dengue devem ser monitorados quanto à presença de sinais de alarme, que são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, queda excessiva da pressão arterial, sangramentos de mucosas, sonolência ou irritabilidade”, alerta Fábio Gaudenzi, médico infectologista e superintendente de Vigilância em Saúde de SC.

A hidratação adequada é outro ponto importante. “Desde a entrada na unidade de saúde até a alta, a recomendação é hidratar. Isso é essencial para evitar a evolução dos casos leves em graves”, destaca Gaudenzi.

Santa Catarina já registrou 4.769 casos de dengue em todo o estado, além de quatro mortes causadas pela doença.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Informações obtidas pela Secretária da Saúde de SC

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Porto União e região!