Nesse fim de semana, a Prefeitura de Garuva realizou o 1º Desafio Serra do Mar, um evento que foi idealizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura e contou com ações da Secretaria de Meio Ambiente, que além de coleta de lixo pela trilha, forneceu sementes de palmito Jussara para o lançamento na mata. O grupo de 60 pessoas contou com os cuidados e orientações dos bombeiros voluntários de Garuva e a equipe de montanhismo Guiados pelo Vento.

De acordo com Rhuan Santos de Souza, secretário de Esporte do município, a ideia do desafio teve como intuito executar mais uma prática esportiva junto à natureza. “Em conversa e tratativas com os responsáveis da pastas da Secretarias de Meio Ambiente e Comunicação e Turismo, tivemos a ideia de não fazer uma simples subida de serra, mas, também, realizar algumas ações, como recolhimento de resíduos e a semeadura de sementes do palmito Jussara pela trilha”, contou.
Outro ponto muito importante, segundo o secretário, foi o apoio do grupo de montanhismo Guiados pelo Vento e os bombeiros voluntários de Garuva “que foram impecáveis do início do evento até o fim, sendo atenciosos com os participantes e mantendo a organização da subida”, acrescentou.
Seus agradecimentos também se estenderam ao prefeito que participou do evento. “Não posso deixar de agradecer ao prefeito Rodrigo pelo apoio e autonomia que nos dá para trabalhar e tornar nossas ideias em realidade, e o próprio, junto a sua esposa, foi um dos participantes”, complementou.
Durante a subida, Rhuan fez uma constatação interessante: das pessoas que estavam no passeio, 90% delas estavam subindo pela primeira vez, como no caso da professora Otilda Vinícios Vitória.

A professora, que mora em Garuva há 36 anos, conta que sempre via as belas fotografias retiradas pelo pessoal que sobe a serra garuvense nesta época do ano, mas nunca teve a oportunidade de vivenciar pessoalmente as belezas do local, até esse final de semana. Após convencer o marido e um irmão, a família se prontificou a participar do desafio.
Em relação ao resultado do esforço de 5 horas de subida, Otilda é enfática: “E digo que foi maravilhoso, inexplicável; me emocionei ao chegar lá e ver a nossa cidade do alto.”
Texto: Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Garuva e região.