Garuva registrou a maior temperatura do mês de julho em 2022, afirma análise da Epagri/Ciram. Segundo a entidade de monitoramento meteorológico, o município alcançou em pleno inverno 34 ºC no dia 16. A segunda maior temperatura foi registrada no mesmo dia em Joinville: 33,5 ºC.
O mês de julho termina com influência de uma massa de ar mais seco e quente em Santa Catarina, ocasionando dias de sol e algumas nuvens. Há indicativo de chuva nos últimos dias do mês, mas com valores pouco significativos, e a temperatura fica mais elevada, especialmente durante as tardes. Nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, a máxima pode chegar a valores próximos de 28°C a 30°C.
Essa condição de tempo pode caracterizar o chamado veranico, que não é comum em meses de julho, considerado o mês mais frio do ano, conforme a climatologia. O fenômeno ocorre no estado associado à condição de bloqueio atmosférico, com as frentes frias e massas de ar frio, de intensidade mais fraca, deslocando-se do Rio Grande do Sul em direção ao mar, sem avançar para Santa Catarina e Sudeste do Brasil.
Vale lembrar que a primeira quinzena de julho também foi marcada por um veranico, com uma longa sequência de dias sem chuva e temperaturas elevadas. Assim, o mês termina com chuva abaixo e temperatura acima da média climatológica.
Fonte: Epagri/Ciram
Edição: Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Garuva e região