A Defesa Civil de Campo Alegre, com o apoio do Conseg de Fragosos, está monitorando o nível do Rio Negro. Às 12h desta quarta (30), a régua de medição marcou 6,004m, um volume de água que mostra bastante preocupação. Na terça-feira (29), até às 14h as águas do rio já haviam subido para 5,266.
A previsão é que o rio tende a subir devido a previsão de mais chuva. Segundo a Epagri/Ciram, nesta quarta a precipitação pode chegar a 50 mm. Na quinta-feira (1), a chuva pode chegar a 20 mm.
Famílias desabrigadas
As fortes chuvas causaram estragos em Campo Alegre. De acordo com a Defesa Civil do município há dezenas de pontos de alagamento na região. As localidades mais afetadas são Fragosos e Bateias de Baixo.
“Ficaremos de prontidão até abaixar o rio Negro que a todo momento está subindo”, destacou o coordenador André Carlos Stefanes.
As secretarias do município estão mobilizadas para ajudar a comunidade afetada, como comenta Jeison Fabiano de Souza Ossovski, Chefe de Gabinete. Segundo Jeison, seis residências foram desabrigas, e as famílias remanejadas para o salão da igreja da comunidade, ou casa de familiares. De acordo com o Chefe de Gabinete, há uma parcela da população que não quer deixar suas casas.
“Até o momento, não foi necessário emitir decreto de calamidade”, ressaltou.

No município, as aulas foram suspensas em Bateias de Cima, além do fornecimento de água na comunidade e em Lageano, devido a água ter atingido as casas de máquina.
Situação de emergência
prefeita de Campo Alegre, Alice GrossKopf, assinou na manhã desta quarta-feira (30) um Decreto de Estado de emergência, após o município ser atingido por fortes chuvas nos últimos dias.
Leia o decreto na íntegra:


Leia também: Os seres que vêm de fora: O Caso Cornelsen de Itapoá e Os seres que vêm de fora: ‘Eles’ estão em São Francisco do Sul
Texto/Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Campo Alegre e região!