Em apenas três dias, são 308,2 mm de acúmulo de chuva registrado em Garuva. Segundo dados da Defesa Civil do Estado, esse é o sexto maior registro no volume de chuva entre os municípios catarinenses que enfrentam temporais desde o último final de semana.
De acordo com análise de meteorologistas da Epagri/Ciram, a média de chuva esperada para todo o mês de novembro variava entre 140 mm a 170 mm, o que mostra que Graruva registrou em 72 horas o dobro de chuva esperada para todo o mês.
O que explica os altos índices de chuva?
A Epagri/Ciram explica que essa condição de tempo, comum na primavera e verão de anos de La Niña, está associada à circulação marítima (lestada), que favorece elevados índices de umidade sendo transportados do mar para o leste catarinense, ocasionando uma chuva persistente em longo período. A presença de um vórtice (baixa pressão) em médios e altos níveis da atmosfera contribuiu, neste evento, para que os totais de precipitação ficassem ainda mais elevados.
Previsão de mais chuva
Entre hoje (1) e a próxima segunda-feira (5), mais chuva é prevista pelas entidades de monitoramento meteorológico. Apenas nesta quinta (1), são aguardados 20 mm de precipitação no município. No total, a Epagri/Ciram prevê que Garuva registre ao longo dos dias 59 mm de acúmulo de chuva.
Leia também: Os seres que vêm de fora: O Caso Cornelsen de Itapoá e Os seres que vêm de fora: ‘Eles’ estão em São Francisco do Sul
Texto/Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Garuva e região!