Conheça 5 documentários produzidos em Santa Catarina para maratonar neste finde

O final de semana chuvoso em Santa Catarina sugere um bom conteúdo para maratonar e relaxar com a família. O canal Heris trás para os leitores cinco documentários produzidos no estado, com histórias surpreendentes e reais, vividas por catarinenses. Os trabalhos audiovisuais foram produzidos pelo jornalista e escritor Herison Schorr. Para acompanhar a publicação de novos documentários, se inscreva no canal Heris, no YouTube, e ative as notificações!

Confira:

Flores Para Você

Após morrer em um acidente, Lucas Farias Gomes deixou para a mãe Simone Farias Gomes duas missões: superar o remorso e amenizar o remorso do motorista que o acidentou. Ainda com letras garrafais, Lucas, aos seis anos, deixou diversas cartas para seus pais, com mensagens que ainda são descobertas, como no final dessas filmagens. O documentário é uma reflexão sobre a importância do diagnóstico precoce de TDAH e Autismo.

Para assistir ao documentário, clique aqui.

Sementes que Escolhi

Lucilene Skibinski mora na localidade de Galícia, em Porto União. A agricultora tem um passado marcado por traumas causados por sua mãe alcoólatra, que tentou lhe matar assim que nasceu. Durante o documentário, a protagonista revela um acontecimento doloroso da infância da sua mãe, e como criou uma associação para ajudar outras mulheres na busca pela independência financeira.

Para assistir ao documentário, clique aqui.

In dependência

Luciane Cordeiro nasceu em Santa Catarina no ano de 1975, período onde o estado vivia um surto de poliomielite. A catarinense contraiu a doença na maternidade e convive com as sequelas da paralisia infantil. Durante a infância, foi ensinada por seus pais de que deveria procurar um companheiro para cuidar de sua condição, o que acarretou em casamentos traumatizantes causados pela violência doméstica.

Para assistir ao documentário, clique aqui.

Folhas e Orixás

As folhas são fundamentais para as religiões de matriz africana. Segundo ditado popular: “Sem folha, não tem Orixá”. Com essa perspectiva, uma movimento dentro da comunidade religiosa brasileira expõe uma reflexão sobre o uso de materiais não biodegradáveis, e do impacto que ocasionam na natureza. No documentário, a mãe de santa catarinense Susana Bernardo Luz faz um resgate à ancestralidade com o uso das plantas e o respeito ao meio ambiente.

Para assistir ao documentário, clique aqui.

O Outro Lado

Nesta série, o canal Heris traz o depoimento de duas professoras catarinenses que tiveram experiências de quase morte, um fenômeno ainda estudado pela ciência. No primeiro episódio, a professora aposentada Vera Lúcia Gross revela suas experiências fora do corpo e a interação com familiares falecidos.

No segundo episódio, a professora Eliane Nagel Cristofolini revela suas experiências fora do corpo após passar mal durante uma internação, o avistamento de um portal e de seres saindo dele, além de contar como o fenômeno mudou sua percepção em relação ao mundo espiritual e com os espíritos.

Para assistir a série documental, clique aqui capítulo um,

aqui capítulo dois.

Os bastidores

No primeiro período de publicações de documentários no canal Heris, contamos aos nossos seguidores os bastidores por trás das seis histórias que deram-nos um novo significado às nossas percepções sociais.

Para assistir ao vídeo dos bastidores, clique aqui.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Curta Heris no Facebook e Instagram.