A chuva que atinge Garuva e Itapoá desde o final de semana pode persistir até o próximo final de semana, como prevê o sistema de monitoramento da Epagri/Ciram. Segundo a entidade, os temporais serão presentes durante a semana, podendo dar uma trégua na sexta-feira (2).
Com a previsão de grande acúmulo de chuva, os municípios podem registrar de segunda a quinta-feira (1), , 249 mm de chuva, quase o dobro esperado para todo o mês de novembro. Devido a previsão de chuvas persistentes, há possibilidade de Garuva e Itapoá registrarem alagamentos e deslizamentos de terra nesta semana.
O que explica os altos índices de chuva?
A Epagri/Ciram explica que essa condição de tempo, comum na primavera e verão de anos de La Niña, está associada à circulação marítima (lestada), que favorece elevados índices de umidade sendo transportados do mar para o leste catarinense, ocasionando uma chuva persistente em longo período. A presença de um vórtice (baixa pressão) em médios e altos níveis da atmosfera contribuiu, neste evento, para que os totais de precipitação ficassem ainda mais elevados.
Leia também: Os seres que vêm de fora: O Caso Cornelsen de Itapoá e Os seres que vêm de fora: ‘Eles’ estão em São Francisco do Sul
Texto/Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Garuva e região!