A BBC Brasil divulgou neste final de semana uma reportagem sobre o Caminho do Peabiru e as ações de agentes históricos para resgatar esse antigo caminho que ligava o litoral Atlântico ao Pacífico.
De acordo com a reportagem, o caminho era uma rota espiritual para o povo guarani em busca de um paraíso mitológico. E também se tornou o caminho em direção aos tesouros do continente quando chegaram os colonizadores europeus em busca de acessos ao interior da América do Sul.
Mas a maior parte do caminho original desapareceu, consumido pela natureza ou transformado em rodovias ao longo dos séculos. Somente nos últimos anos, essa fascinante rota começou a revelar seus mistérios para o público, graças ao desenvolvimento de novos passeios turísticos.
Garuva e o caminho histórico
No trecho local do Caminho do Peabiru, se destaca a região do Monte Crista, entre Joinville e Garuva, como um referencial por preservar indícios históricos de antigas civilizações que teriam ocupado esta área.

Foto: Herison Schorr
O desenvolvimento turístico, tendo como elemento principal o caminho, está sendo elaborado a partir de uma mobilização regional.
A iniciativa envolve representantes de entidades, lideranças comunitárias e integrantes das secretarias de Turismo de Joinville e Garuva, com acompanhamento da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e do vereador de Joinville, Henrique Deckmann, um dos mobilizadores da proposta.
A primeira ação foi criar núcleos temáticos para que sejam definidas tarefas específicas para o levantamento de informações da história, mapeamento da área a ser definida no futuro projeto turístico regional, aspectos ambientais e sociais, além do potencial de desenvolvimento e incentivo ao empreendedorismo turístico, abrangendo 16 municípios.
A intenção é fazer algo parecido como Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, integrando os municípios da região, e fazendo com que os turistas visitem as estruturas existentes, conhecendo os atrativos naturais e históricos relacionados ao Caminho do Peabiru.
Para ler a reportagem completa da BBC, clique aqui.
Texto: Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc