Brasil terá onda de calor histórica; Defesa Civil divulga previsão para SC

Entre domingo (12) e segunda-feira (13), as instabilidades seguem favorecendo a ocorrência de temporais pelo estado, segundo informações da Defesa Civil. Na tarde de domingo a chuva aparece de forma isolada, mas, entre o final da noite e no decorrer da madrugada de segunda-feira, as chuvas ganham força e aparecem de forma generalizada nas áreas próximas ao RS.

No domingo, nas áreas mais próximas ao estado do Paraná, as temperaturas marcam valores entre 33°C e 36°C, podendo alcançar 38°C no extremo Oeste. No Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul, as temperaturas não sobem tanto quanto nas demais áreas, marcando entre 27 e 30°C. Na segunda-feira, com o tempo mais chuvoso, o calor excessivo no estado diminui, com temperaturas máximas por volta de 22°C a 26°C.

Calor histórico no Brasil

O Brasil será atingido por uma onda de calor histórica pelo terceiro mês seguido com marcas extremas de temperatura em vários estados e uma alta probabilidade de quebra de recordes históricos. A MetSul projeta temperaturas máximas muito fora do comum, mesmo em cidades habituadas a calor muito intenso, com marcas 10ºC a 15ºC acima da climatologia histórica em algumas tardes.

Espaço publicitário

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que há o potencial deste novo episódio de calor excepcional superar em intensidade os eventos históricos de calor de setembro e outubro. O que os modelos mostram de calor é tão extraordinário e fora da curva histórica que a onda de calor pode ser a mais intensa já registrada no Brasil em valores de temperatura máxima.

Fonte/Defesa Civil de SC e MetSul