Na tarde desta segunda-feira (17), a prefeita Alice Bayerl Grosskopf e o vice-Prefeito Matheus Fuckner estiveram reunidos com representantes da segurança pública, educação, saúde, administração, conselho tutelar e legislativo do Município, para tratar sobre as medidas de fortalecimento das ações nas unidades educacionais de Campo Alegre. Os trabalhos têm como objetivo proteger as crianças e profissionais das escolas e também dar tranquilidade aos pais dos alunos.
Durante o encontro a administração pública Municipal falou das ações que estão em processo de contratação e implantação para melhorar a segurança das unidades educacionais da rede Municipal de ensino.
Agora será criado um comitê com participação efetiva de membros dos diversos segmentos do Município, que irão se reunir periodicamente para discutir e tomarem decisões referentes às ações de segurança nas escolas.
Segundo a Prefeita, tais medidas serão realizadas em conjunto entre o poder público e os órgãos de segurança. “Iremos nos reunir freqüentemente para que possamos organizar ações de treinamento, capacitação, monitoramento e implementação de novas tecnologias para segurança no ambiente de ensino. Sempre friso que não é um trabalho de agora, pois desde o início de nosso governo pensamos em desenvolver iniciativas referentes ao tema, como a aquisição das câmaras de vigilância, reforma das escolas com melhorias nos acessos e agora, juntamente com os representantes da segurança pública, estamos criando novas estratégias para reforçar a proteção de todos”, destacou Alice.
Na oportunidade, durante a reunião, a Secretária de Educação Interina, Évilin Ferraz dos Santos Selke, também falou da importância da comunicação com os diretores, coordenadores, professores e pais que estão com medo de toda a situação ocorrida nos últimos dias e a importância de uma conversa das autoridades públicas e de segurança todos juntos, “fizemos um cronograma aqui e vamos marcar já a partir dessa semana reunião entre as comunidades escolares, pais e representantes das autoridades públicas e de segurança”, explica.
O Sgto. da PM de Campo Alegre, Saulo Rodrigo de Freitas, também comentou que as ações devem ser pensadas a curto e também longo prazo. “Todas estas medidas contribuem com a segurança da população e por isso, este trabalho em conjunto pode desenvolver ainda mais iniciativas pensando na proteção de todos neste momento, mas também aprimorar ainda mais o nosso trabalho no futuro”, salienta.
Disseminação de informações falsas
Outro ponto tratado na reunião foram as chamadas “Fake News”, criadas para causar pânico na população e também serem disseminadas nas redes sociais, contribuindo, infelizmente, com temor dos pais. “Precisamos ter uma gestão da informação, onde as pessoas precisam saber o que estão compartilhando. Essas situações complicam ainda mais os trabalhos das Polícias Militar e Civil, por isso precisamos que todos tenham consciência que disseminar estas mensagens estimulam o medo. Em todo caso deve-se comunicar os órgãos de segurança para que possamos investigar e assim, interceptar estas ações criminosas que só visam prejudicar o trabalho de todos”, disse o responsável pela Polícia Civil de Campo Alegre, Sandro Marcelo Pohl.