A moradora de Campo Alegre, Camila Aparecida dos Santos, de 23 anos, é a campeã da São Silvestre 2022, na categoria cadeirante com guia. Ao lado dos pais Edenir dos Santos, 48 anos, auxiliar de manutenção de hospital, e Josi Slominsky dos Santos, 44 anos, do lar, os atletas percorreram 15 km sob sol intenso e disputaram o pódio com mais 13 competidores.

De acordo com a mãe, a família, moradora do bairro Cascata, já é assídua competidora da tradicional corrida. “Meu marido fazem 19 anos que corre a São Silvestre, eu é a décima vez, e a Camila é a terceira”, explicou sofre a filha que é autista e diagnosticada com Síndrome de Joubert.

Josi conta que, com a presença de Camila, a competição tornou-se mais desafiadora, à medida que a cadeira e o peso da atleta somam-se 100 kg, um esforço recompensado.
“Quando a gente ia correr, – sem Camila – era só mais um lá, mas, com a inclusão dela, se torna mais emocionante, todo mundo aplaude, todo mundo incentiva, todo mundo vê a emoção dela em estar lá”, revelou. Em três anos de competição, a família completa conquistou o quarto e dois primeiros lugares, como nessa edição.

Ao retornar para o município com a medalha da vitória, em nome da família, Josi agradece o apoio que recebeu da comunidade para participar do evento. “Em especial, à Prefeitura Municipal, ao William, à Unimed e a todos que nos ajudaram com patrocínio, para poder ir para São Paulo participar da São Silvestre com a Camila. Várias pessoas também nos ajudaram com o custo. A eles, o nosso eterno obrigado”, disse.
Texto/Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Campo Alegre e região!