‘Agora, tocar a vida pra frente’, diz presidente de Associação de Catadores que pegou fogo em Itapoá

O primeiro emprego de jovens; de idosos, de mães solos; todos de baixa renda. A Associação de Catadores e Carroceiros de Itapoá era a fonte de renda de 10 famílias no bairro Samambaial. Porém, o espaço foi destruído após um incêndio, na noite dessa terça-feira (25).

Foto/Meise Brunetto

Bombeiros de Guaratuba, Garuva, Joinville, São Francisco do Sul, além de Itapoá, auxiliaram no combate às chamas, resultando em 80 mil litros de água usados para controlar e apagar o fogo.

Espaço foi destruído pelo fogo. Foto/ Meise Brunetto

Arlene Fiedler, presidente da associação, conta que estava dormindo quando começou o incêndio. Ela também perdeu sua casa, que ficava ao fundos do barracão.

“Meu marido ouviu uns estouros lá na frente e foi ver, estava pegando fogo. Voltou correndo para me acordou, pra chamar os bombeiros, e sair da casa. Foi muito rápido. Nós só conseguimos tirar o carro e os cachorros, o resto queimou tudo”, lamentou.

Trabalhadores da associação passaram a manhã dessa quarta-feira (26) vasculhando o que ainda poderia ser aproveitado do material destruído. Foto/Meise Brunetto

Segundo Arlene, apesar do trabalho dos bombeiros, tudo foi consumido pelas chamas em questão de horas. “Só tenho a agradecer a Deus porque ninguém se feriu e, agora, tocar a vida pra frente”, disse.

Espaço publicitário

A presidente informou que autoridades do município visitaram o espaço no dia seguinte ao incêndio e afirmaram que auxiliariam a entidade. “Agora, é nós começarmos a trabalhar e ver o que conseguimos fazer pra gente voltar a trabalhar o mais rápido possível”.

Campanha

No dia seguinte ao incêndio, uma corrente de apoio surgiu para auxiliar a Associação a arrecadar fundos na perspectiva de reconstruí-la. As doações são direcionadas para uma conta que a entidade possui na Acredicoop Cooperativa de Crédito.

Campanha tem como objetivo arrecadar fundos para reerguer barracão da associação. Foto/internet

No ano de 2021, o Folha Norte SC acompanhou a rotina dos trabalhadores da Associação. Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Foto/Herison Schorr

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Itapoá e região!

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc