A explosão dos casos de dengue preocupa as autoridades sanitárias de Santa Catarina. Só nesse ano, são 1.330 infectados. Em Araquari, segundo o Diretório de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), o número de contaminados chega a 11, o que corresponde a 22,4% de taxa de incidência de acordo com a população municipal. O número de focos de dengue encontrado no município ainda considerado infestado pelo mosquito também é alarmante: 464.
De acordo com a Prefeitura de Araquari, o município opera com base nas diretrizes nacionais e no plano de contingência de combate às arboviroses que está pactuado de forma intersetorial.
“Dentro da saúde, podemos destacar a intensificação das ações de combate ao vetor por meio dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), contratação de novos profissionais, realização de ações em pontos estratégicos onde o quantitativo de casos é maior, implementação de processos envolvendo análise dos indicadores sobre a situação de saúde, reorganização do fluxo assistencial no caso de epidemia”, informou em nota.
Ainda de acordo com a entidade, o Comitê Municipal de Combate as Arboviroses reune-se frequentemente para discutir sobre as condutas adotadas no combate à dengue.
Texto: Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc