Segunda-feira inicia com alerta de alagamentos em Araquari, Garuva, Itapoá e SFS

Araquari, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul estão em alerta devido a previsão de altos índices de chuva para as próximas horas e dias. De acordo com o sistema de monioramento da Epagri/Ciram, os municípios podem registrar apenas nesta segunda-feira (28) 90 mm de acmúmulo de chuva, quase a metade do que era previsto para todo o mês de novembro.

Ainda de acordo com a Defesa Civil do estado, há chances de ocorrerem alagamentos e deslizamentos de terra em todos os municípios do Nordeste catarinense.

Chuva causa transtornos em Araquari

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN de Araquari informou nesta segunda (28) que, devido às fortes chuvas deste sábado (26) e domingo (27), a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí teve o seu sistema de captação de água bloqueado pela queda de um tronco de árvore no local. 

Devido a esse motivo, a ETA está com redução na quantidade de água captada e tratada, comprometendo a produção da estação. A alta turbidez do rio também prejudica os trabalhos no local.

A turbidez é a quantidade de sedimentos – folhas, galhos, areia – na água do rio, que aumenta com fortes chuvas. Por isso, a ETA leva mais tempo para fazer o tratamento e reduz a produção, para que a qualidade da água fornecida à população seja mantida.

Os bairros listados podem sofrer desabastecimento de água: Itinga e Porto Grande (parcial)

Ainda não é possível informar a previsão de normalização, que também depende da melhora nas condições climáticas, mas as equipes já estão trabalhando para que a produção seja reestabelecida o quanto antes. Pedimos a compreensão de todos e ressaltamos a importância do consumo consciente.

Leia também: Os seres que vêm de fora: O Caso Cornelsen de Itapoá e Os seres que vêm de fora: ‘Eles’ estão em São Francisco do Sul

Texto/Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Garuva e região!