A Acredicoop entregou nesta semana para quatro entidades sociais um total de R$ 69,9 mil arrecadados na praça de alimentação e corrida solidária da Feira de Oportunidades, realizada em setembro, na Expoville. Este valor foi dividido igualmente entre as seguintes instituições: Associação Abrigo Animal, Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e Fundação Pró-Rim.
A realização da corrida solidária “Acredicoop em Movimento” também arrecadou uma tonelada de alimentos não perecíveis, que foram doados logo após o encerramento da Feira para o projeto Associação Amar Até o Fim, de responsabilidade voluntária de Ana Paula Coelho Vieira. “A parceria com estas entidades é uma forma de levar nosso propósito de ‘Transformar Vidas’ para a comunidade, o ganho coletivo por meio da cooperação, demonstrando na prática esse equilíbrio entre o econômico e o social. A Feira representa muito isso”, destaca o presidente da Acredicoop, Ivan Roberto de Borba.
O recurso destinado ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria vai contribuir com a realização de ações que proporcionam aos pacientes e acompanhantes mais qualidade e humanização nos atendimentos, como a revitalização de espaços e brinquedotecas. A unidade, que integra a Rede de Hospitais Públicos de Santa Catarina, é uma referência para assistência especializada na área da Pediatria de todas as regiões catarinenses. Seus atendimentos são custeados pelo SUS-Sistema Único de Saúde, com apoio do governo estadual.
Na Fundação Pró-Rim, a doação da Feira de Oportunidades Acredicoop é destinada para o tratamento dos pacientes renais crônicos. A Pró-Rim é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que tem o propósito de tratar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais. O tratamento humanizado e de qualidade, que atende 99% dos pacientes via SUS, é uma prioridade para a Instituição.
Para a Associação Abrigo Animal, o valor recebido vai proporcionar que seja saldado parte dos valores em aberto na clínica veterinária, efetuar a troca de portões de canis em mau estado e possibilitar que a comunidade conheça o trabalho realizado na instituição. Formada por voluntários, a Associação tem por objetivo recolher e dar proteção aos animais domésticos abandonados nas ruas de Joinville, e é mantida por doações da comunidade, venda de produtos de brechó e bazar e eventos beneficentes.
Na Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, os recursos recebidos são destinados exclusivamente ao Programa Bombeiro Mirim, que atende cerca de 300 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos. Os bombeiros voluntários são uma entidade centenária que abriga um contingente de 1.700 pessoas, sendo 90% voluntários. No último ano prestaram 186,7 mil horas de serviços gratuitos à comunidade e atenderam 9.736 ocorrências.