Acredicoop celebra Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito consolidando sua presença no Norte Catarinense

Em outubro se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, uma data que reforça a importância destas instituições para promover a inclusão financeira e contribuir com o desenvolvimento social e econômico das comunidades. O tema deste ano, estabelecido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, é “Fortaleça seu futuro financeiro juntando-se a uma cooperativa de crédito”.

Ivan Roberto de Borba, presidente da Acredicoop, destaca que as cooperativas de crédito oferecem os mesmos serviços que as instituições financeiras tradicionais, mas com condições especiais, tendo como seu principal diferencial o atendimento humanizado, atento às necessidades do cooperado e das comunidades onde está inserida “Também contamos com uma gestão participativa, fundamentada nos valores e princípios cooperativistas, tornando a cooperativa uma instituição especial e diferenciada neste mercado”.

Mais que um modelo de negócio, o cooperativismo é uma filosofia de vida que tem o objetivo de transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com oportunidades para todos. São sete os princípios que guiam o cooperativismo – e as cooperativas de crédito: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade.

O papel estratégico das cooperativas de crédito já foi reconhecido pelo Banco Central, que propôs a meta para o segmento de elevar a participação das cooperativas no crédito concedido no Sistema Financeiro Nacional. “Cooperativas de crédito como a Acredicoop têm crescido a taxas superiores às instituições financeiras tradicionais e creditamos isto ao investimento crescente nas comunidades e no relacionamento com os cooperados. No último ano tivermos um aumento de 51,3% no volume de ativos e de R$ 34,4% no número de cooperados e continuamos crescendo, firmes no nosso propósito de transformar vidas”, afirma Ivan.

O cooperativismo de crédito iniciou no Brasil em 1902, no Rio Grande do Sul. Hoje, cerca de 800 cooperativas de crédito oferecem uma rede de atendimento que representa 20% das agências bancárias do país. “Os números somados de todas as cooperativas de crédito nos colocam na 6ª posição no ranking de volume de ativos, depósitos e empréstimos entre as instituições financeiras do país”, conclui.