Agricultura de Araquari estuda introduzir cultivo de melões no município

A Secretaria Municipal da Agricultura de Araquari – Sema, em parceria com a empresa Agrovisa Comércio de Produtos Agropecuários Ltda, está desenvolvendo um programa de fomento ao cultivo de melões no município. O secretário da Sema, James Schroeder, explica que o objetivo é incentivar a expansão na área cultivada e fazer com que os agricultores possam ofertar o fruto in natura no cardápio da merenda escolar.  

O secretário afirma que o programa é uma alternativa à banana e a melancia, dois dos principais itens de produção local e que são distribuídos no cardápio escolar do município. Ele enfatiza que, caso a experiência seja bem-sucedida, a intenção do Governo, por meio da Sema, é expandir ainda mais a área de cultivo.  

Nessa primeira etapa serão distribuídas 2 mil sementes, sendo 1 mil das variedades do melão amarelo-ouro e 1 mil do caipira. Duas famílias de agricultores, uma do Morro Grande e outra do Centro, participam da pesquisa. No total foram plantados 1 hectare do fruto e a previsão é colher 10 toneladas. 

James conta ainda que os técnicos da Sema estão apoiando os agricultores no manejo e plantio do melão para que a cultura seja fortalecida no município e o programa possa ser expandido para outros produtores.