A Vigilância em Saúde fez um alerta nesta quinta-feira (4), quanto ao aparecimento do escorpião-amarelo na cidade. A espécie é peçonhenta e foi localizada pela primeira vez no município este ano. O órgão informa onde o animal tende a surgir e indica alguns cuidados aos moradores.
No alerta, a pasta informou que o Tityus Serrulatus causa acidentes graves no país, com registro de óbitos, principalmente em crianças e idosos. Os aracnídeos foram encontrados na última sexta-feira (28), próximos a galpões de empresa no bairro Porto Grande, após relatos de funcionários. O animal possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Lucas Brojan, com o aparecimento de escorpiões na área urbana, a população deve ficar atenta a acidentes. Segundo ele, a comunidade deve ter o máximo de cuidado e, ao avistarem animais peçonhentos, em hipótese alguma devem manter qualquer tipo de contato, antes, acionar os bombeiros.
“A coleta do animal deve ocorrer com segurança, com o uso de EPIs. Portanto, não se recomenda que os moradores realizem o manuseio sem proteção adequada,” explica. “Em casos de acidentes, o paciente deve procurar orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência”, conclui.
Geralmente, escorpiões são encontrados em locais com acúmulo de entulho, com disponibilidade de alimento (insetos, como baratas e grilos). Em áreas urbanas com pouca mata é comum, já que não há predadores naturais.
Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Araquari e região!