A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), divulgou nesta semana o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado no mês de março de 2022 pelos municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti. Na análise, o município de Garuva foi denominado como nível médio para o risco de infecção pela dengue, o que gera uma classificação de alerta.
O LIRAa é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002. Ela permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.
A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP). Conforme definido na Estratégia operacional do estado de Santa Catarina, os municípios infestados devem realizar a atividade nos meses de março e novembro.