São uma variedade de flores da família Hydrangeaceae que desabrocham em pleno verão, com as cores rosa, azul, lilás, roxo e branco
Elas são de cores pastéis e ornam os jardins dos chalés e calçadas de Campo Alegre, contribuindo para exalar ainda mais as belezas da serra. As hortênsias caíram nas graças dos moradores do município ao ponto de se tornar a flor símbolo da cidade, por meio da lei n° 2.823 de 17 de dezembro de 2003.

São uma variedade de flores da família Hydrangeaceae que desabrocham em pleno verão, com as cores rosa, azul, lilás, roxo e branco. Já no inverno, suas flores secas servem como artigo de decoração, em cores naturais ou tingidas.

De acordo com o biólogo Gilberto Ademar Duwe, as hortênsias são plantadas que nascem por meio de estacas e tem um papel curioso no meio científico: o pH do solo faz a planta ter cores diferentes. “Se o solo apresenta um pH básico, a coloração das flores é rosada; no pH mais ácido, a coloração é azulada; quando o pH é neutro, ficam lilás”, explicou.

Segundo o biólogo, a hortênsia, que é originária da China, se adaptou perfeitamente ao clima de Campo Alegre, pois em climas frios a floração é maior.

Um vida dedicada às hortênsias
Dos 57 anos, Evelise Schlz Raiser dedica 27 às hortênsias. Proprietária de um viveiro no bairro Lageado, onde produz cerca de 25 mil mudas por ano, a campo-alegrense afirma que trabalhar com as plantas é uma terapia, algo que ela faz em família.

“Não trabalhamos somente com hortênsias, mas, pra quem gosta, como nós, é uma dádiva a cada muda que germina. Posso dizer que são como filhas. Temos um enorme prazer em vê-las crescer, como também ficamos triste quando elas não crescem”, afirma.

Das vivência com as hortênsias, Evelise já coleciona uma série de aprendizados para oferecer a melhor planta aos compradores. De acordo com a produtora, são nos meses de julho e agosto que elas brotam, e o solo para cultivá-la precisa ser úmido, com muita matéria orgânica, “já existe um adubo específico com fósforo e potássio”, acrescentou. Para Evelise, o melhor momento para realizar a adubação é na primavera.

Outra questão abordada pela produtora é sobre a iluminação do espaço. A florista destaca que a hortênsia gosta de muita luz e calor, mas não aquele calor intenso. Ela pode ser cultivada em canteiros e vasos ela pode chegar a um metro e meio de altura, e sua floração começa em setembro, “aqui na nossa região a flor fica até a geada queimar”, finalizou.
Texto: Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o biólogo Gilberto Ademar Duwe nas redes sociais pelo Instagram @biologo.giba
Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Campo Alegre e região