1º relatório da temporada aponta uma praia imprópria para banho em Itapoá

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira (25), o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023. O documento apresenta o balanço das cinco últimas análises semanais consecutivas que começaram no dia 17 de outubro deste ano.

Segundo o documento, em Itapoá, apenas um dos cinco pontos analisados está impróprio para banho. Veja a lista:

Próprio para banho

AV. D. HENRIQUE II, FTE AO MIRADOURO (NO RIO)
Ponto 05

BAL. BARRA DO SAÍ – RUA 20
Ponto 04

BAL. PAESE – ENTRE A RUA 1020 E 1030
Ponto 02

BAL. PALMEIRAS – RUA 1970
Ponto 03

Impróprio para banho

ITAPOÁ
BAL. BRASÍLIA – FINAL DA AVENIDA 650
Ponto 01

“O monitoramento de balneabilidade é feito pelo Instituto por uma equipe técnica de excelência, que conta com apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, para disponibilizar à população um serviço de qualidade, credibilidade e muito importante também para o turismo catarinense”, declara o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva, reforça que os banhistas podem consultar a situação da praia que frequentam pelas placas indicativas, que esse ano foram todas renovadas, pelo site do IMA e pelo aplicativo Praia Segura. “O banhista deve ter atenção para não frequentar locais impróprios, pois indica alta probabilidade de presença de patógenos nas águas e que levariam a doenças. Em caso do cidadão observar a chegada de materiais contaminados no mar, orientamos para denunciar imediatamente a ocorrência aos órgãos ambientais e de vigilância sanitária”, conclui.

Metodologia

O Estado tem o segundo maior monitoramento de balneabilidade do Brasil tendo como base uma metodologia de trabalho segura realizada há mais de 40 anos. As análises são baseadas na Resolução Conama 274/2000 e tem como parâmetro a Escherichia coli, que é uma bactéria encontrada no sistema digestivo dos animais de sangue quente.

O local é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. E impróprio, quando no trecho avaliado for verificada uma das seguintes ocorrências: 

a) não atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias; 

b) quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Nesta temporada o IMA vai fazer testes com um segundo indicador de balneabilidade, que é o Enterococos. E a partir da viabilidade técnica e financeira, vai verificar a inclusão desse novo indicador. As análises não estarão ainda disponíveis ao acesso do público.

Divulgação dos Resultados

Durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é feita mensalmente. Já de novembro a março, na alta temporada, os resultados são divulgados todas as semanas sempre às sextas-feiras no período vespertino. A coleta é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que mantém uma parceria com o IMA desde 2019, sempre de segunda a quarta-feira.

Leia também: Os seres que vêm de fora: O Caso Cornelsen de Itapoá e Os seres que vêm de fora: ‘Eles’ estão em São Francisco do Sul

Texto/Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Itapoá e região!